Precarização da formação humana: análise de matrizes curriculares de cursos de nível superior

Dryelle Vieira Rodrigues, Rafael Ademir Oliveira de Andrade

Resumo


As hipóteses fundamentais deste artigo surgem dos debates da disciplina Sociologia da Educação do curso de Metodologia do Ensino Superior no Centro Universitário São Lucas. Percebe-se que há uma precarização da formação humana no ensino superior ao passo que este atende as demandas do mercado e deixam de lado as demandas de uma formação para a democracia social, como preconizam os aspectos centrais do nosso Estado. Para testar esta hipótese inicial, analisamos as disciplinas que trabalham com formação humana em dez cursos da Universidade Federal de Rondônia a partir de suas ementas e cargas horárias com o intuito de perceber a presença ou ausência dos discursos de formação humana nas diversas áreas do conhecimento. O método utilizado partiu da análise documental dos currículos e projetos político-pedagógicos disponíveis nas páginas virtuais dos cursos, primeiro inicialmente foi realizada a tabulação do percentual e depois uma análise a partir das diretrizes curriculares nacionais e outras legislações para o ensino superior. A partir dsta pesquisa concluiu-se que há um distanciamento, especialmente das graduações que não lidam com o ser humano como seus objetos diretos, na formação humana dos graduandos, caracterizando a formação para o trabalho e alienação de aspectos essenciais para a construção de uma sociedade democrática e intercultural.

Palavras-chave


Currículo; Formação humana; Educação e trabalho

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DOI: http://dx.doi.org/10.22614/resc-v6-n2-785



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ISSN: 1982-792X