A formação do professor no ensino superior, os paradigmas formativos e sua prática docente
Resumo
A base para a construção da formação docente está associada a uma necessidade inicial e a busca contínua de uma identidade que visa fornecer os saberes necessários para a prática docente, lembrando que o ser professor integra as vivências do profissional, ou seja, é comum constatar que o professor tende a reproduzir de forma integra ou parcial o formato de como aprendeu ou busca referências em alguns professores que marcaram significativamente a sua formação. A busca pelo conhecimento tem sido o foco das instituições de nível superior desde sua criação, o diferencial hoje é o papel do professor que antes era visto como o retentor absoluto do conhecimento e hoje seu papel é de mediar e fomentar no aluno um espírito investigador. Partindo deste pressuposto o presente artigo tem como finalidade analisar a formação do professor no ensino superior, os paradigmas formativos e sua prática docente, visando reconhecer como se dá este processo e qual o seu propósito. Será usado o método dedutivo baseado em uma revisão literária, através de pesquisa em livros e artigos científicos dos principais autores sendo estes: Freire, Nóvoa, Pimenta, Anastasiou e Becker.
Palavras-chave
Formação; Perfil; Professor; Ensino Superior
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22614/resc-v5-n2-580
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ISSN: 1982-792X