Educação e interculturalidade: contribuições de professoras bolivianas na fronteira do Vale do Guaporé

Kary Jean Falcão, Yenny Leaños Claros

Resumo


Este artigo tem como objetivo descrever sobre atuação de professoras bolivianas e as suas contribuições para a Educação Escolar em Rondônia na medida em que os povos bolivianos possuem uma grande representatividade no Estado. A pesquisa foi realizada em dois momentos muito importante sendo uma etapa desenvolvida entre professoras bolivianas que atuam com o Ensino Fundamental em escolas públicas de Santa Cruz de La Sierra, Buena Vista e Guayaramerim - Bolívia e outra etapa com professoras bolivianas que atuam em escolas brasileiras em Porto Velho e Guajará Mirim - RO. O artigo apresenta as expectativas das professoras bolivianas em relação a sua atuação docente e como são superadas as dificuldades interculturais, bem como se a proposta curricular contempla a valorização da diversidade cultural e heterogenia linguística, analisando assim a necessidade de uma abordagem curricular multicultural dentro das escolas.

Palavras-chave


Professoras Bolivianas; Educação; Cultura; Diversidade

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22614/resc-v5-n2-578



Direitos autorais 2016



ISSN: 1982-792X