Indústria cultural, mídia e cultura de massas: formação e semiformação educacional

Rafael Ademir Oliveira de Andrade, Okelea Marques Rodrigues

Resumo


O estudo sobre a mídias visa mostara indústria cultural, mídia e cultura de massas: formação e semiformação educacional, com objetivos de descrever e analisar as relações que as crianças estabelecem com o que vêem nas midias, compreender o modo como as crianças lidam com os conteúdos dos produtos audiovisuais aos quais têm acesso cotidianamente, perceber e identificar os valores presentes nos produtosaudivisuais e como articulam esses valores aos queelas constroem na interação com outros espaços desocialização como família e escola. A mídia é um processo institucionalizado em diferentes espaços e atores que confrontam e buscam alcançar através das síntese de significados, ainda queprovisória, o repasse de ideias e informações. Nesse processo, o sentido das mensagens não é construído de forma unidirecional da mídia para o sujeito, mas na relação entre o universo particulardo sujeito e os produtos da mídia. Para fundamentar a pesquisa bibliográfica esta sendo compartilhada asfontes e informações dos teóricos sobre o tema, que configuram a indústria cultural, mídia e cultura de massas: formação e semiformação educacional como, Adorno, Pimenta, Libaneo, e Brandão.

Palavras-chave


formação; Semiformação; Indústria cultural; Educação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22614/resc-v5-n2-570



Direitos autorais 2016



ISSN: 1982-792X