Ótica do acadêmico de enfermagem frente ao contato com o paciente hospitalar: discutindo a qualidade do estágio e participação do preceptor

Claudia Veronica Mendoza Dueñas, Jacqueline Cristina de Paula Brito, Flavia Janaina da Cruz Veneno

Resumo


As experiências vividas pelos acadêmicos em seu primeiro estágio em um ambiente hospitalar, geram sentimentos e visões diferenciadas, podendo ou não interferir na qualidade do atendimento ao paciente. O presente estudo tem como objetivo identificar a percepção do discente do curso de graduação em enfermagem em uma Instituição de Ensino Superior, sobre a interação estudante-paciente na sua fase inicial de aprendizado prático. Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter descritivo e abordagem qualitativa, no qual participaram 45 estudantes de enfermagem do 4º Período Integral e 5º Período Noturno que iniciaram o campo prático. A pesquisa foi realizada por questionário contendo perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha. Participaram da pesquisa 45 alunos regularmente matriculados do 4º Período Integral e 5º Período Noturno com faixa etária de 18 e 35 anos e que já haviam realizado pelo menos um estágio clínico, onde 84% dos acadêmicos não possuíam nenhuma base acadêmica voltada à área da saúde. Ao assinalar as primeiras sensações dos acadêmicos no estágio, foram relatados sentimentos como medo, ansiedade, nervosismo, curiosidade, gratificação, bem-estar relacionados ao cuidado prestado ao paciente no ambiente hospitalar. Ao finalizar esta pesquisa se observou que o assunto deste estudo voltado para o aluno de enfermagem é o ponto de inicio para o desenvolvimento de pesquisas que ajudem a preencher as lacunas entre o aprendizado e o acadêmico no campo prático.

Palavras-chave


Aprendizado; Estágio; Sentimentos; Enfermagem

Texto completo:

PDF




Direitos autorais



ISSN: 1982-792X