A ESCOLA SEDUZ A CRIANÇA? UM ESTUDO DE CASO REALIZADO COM ALUNOS DE 1º SÉRIE DE TRÊS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO.

Cláudia Eugênia Rodrigues de Medeiros Leite

Resumo


Este artigo tem o propósito de apresentar respostas ao questionamento que o intitula, sendo seu foco a verificação quanto à dinamicidade das escolas públicas pesquisadas em seduzir seus alunos no processo educacional na 1ª série do Ensino Fundamental. A pesquisa buscou identificar, na prática pedagógica do professor, os momentos em que a escola seduz a criança a aprender, assim como o envolvimento da equipe pedagógica e gestora quanto às estratégias de apoio oferecido ao professor.  A partir dos discursos desses agentes e da revisão teórica sobre o universo infantil, pudemos conhecer as fragilidades e potencialidades intrínsecas, nessas escolas, para efetivar-se o processo de ensino-aprendizagem de seus alunos.


Texto completo:

PDF




Direitos autorais



ISSN: 1982-792X