EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO AMBIENTE ESCOLAR: ANÁLISE POLÍTICO-PEDAGÓGICA DE EXPERIMENTAÇÕES VIVENCIADAS POR ESTAGIÁRIOS
Resumo
Estágios supervisionados são abordagens extramuros fundamentais para o processo formativo dos futuros profissionais de saúde. Frente a importância destes cenários, que permitem aproximar o graduando aos seus futuros cenários práticos de atuação, o presente estudo não encontrou apenas sua justificativa, bem como alicerçou seu propósito: o de analisar, qualitativamente, o percurso político-pedagógico atrelado às experimentações do Estágio de Clínica Integrada em Atenção Primária (Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora) vivenciadas em um ambiente escolar. Didaticamente, o estágio foi estruturado em dois períodos, “Pré-intervenção” e “Intervenção”. Do primeiro, se desvendaram duas ações, a “Contextualização dos acadêmicos estagiários” e a “Estruturação, Ambientalização e Levantamento de necessidades do ambiente de trabalho”. Já o segundo foi guiado pelo instrumento “TPC” (Teorizar-Praticar-Criticar), onde todas as ações programadas seguiram a lógica ativa do planejamento estratégico, ou seja, contextualizadas às realidades do cenário de prática (ambiente escolar). Das experimentações vivenciadas algumas inferências se destacaram: a efetividade do instrumento “TPC” no direcionamento dos acadêmicos estagiários no planejamento estratégico de ações de educação em saúde; o reconhecimento do ambiente escolar como território fértil para o desenvolvimento de atividades promotoras de saúde; a importância de se disseminar, em espaços científicos, os aprendizados advindos de experimentações práticas de estágios. Por fim, sob análise global, pode-se afirmar que cenários práticos são territórios inesgotáveis para a aplicação dos conceitos disseminados em sala de aula e para o alicerce da pesquisa, em suma, fundamentais para o processo formativo dos futuros cirurgiões-dentistas.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22614/resc-v9-n1-1245
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ISSN: 1982-792X