AVALIAÇÃO DO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS E SUSTENTABILIDADE EM UNIDADES PRODUTORAS DE REFEIÇÕES NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO-SP

Beatriz Gois, Beatriz Souza, Letícia Hachul, Sofia Canongia, Mônica Glória Neumann Spinelli

Resumo


O hábito de comer fora de casa tem relação com o crescimento socioeconômico do país, fazendo com que, cada vez mais surjam diversos estabelecimentos que comercializam refeições, conhecidos como Unidades Produtoras de Refeições (UPR). Um fator de grande importância nessas unidades é o desperdício de alimentos, que pode ser considerado sinônimo de falta de qualidade e deve ser evitado por meio de um planejamento adequado. Esse desperdício cada vez maior de resíduos, torna-se um dos maiores problemas da sociedade atual, trazendo impactos à saúde pública e ao meio ambiente. Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar a geração de resíduos sólidos e sustentabilidade ambiental em unidades produtoras de refeições na cidade de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de um questionário com perguntas relacionadas ao desperdício de alimentos, o destino das sobras e restos, do lixo reciclável, e do óleo utilizado, além de abordar o reaproveitamento dos alimentos, e ações de sustentabilidade realizadas. Dos resultados encontrados, pode-se perceber que há uma conscientização a respeito da economia de água, luz, além da coleta seletiva do lixo reciclável e dos óleos utilizados nos estabelecimentos. Em 100% dos estabelecimentos a maior origem de descarte de matéria-prima provém da etapa de pós-produção, o que resulta no provável desperdício de matérias orgânicas, visto que 100% dos estabelecimentos tem como destino de suas sobras o lixo.

Palavras-chave


Restaurantes. Impacto Social. Sustentabilidade. Lixo. Gestão de resíduos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22614/resc-v8-n1-1045



Direitos autorais 2019 Saber Científico

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 1982-792X